sexta-feira, 13 de março de 2015

Construtivismo, instrucionismo e tecnologias na educação.

Construtivismo, instrucionismo e tecnologias na educação.

As contribuições dos educadores Jean Piaget e Levy Vygotsyky influenciaram a construção de fundamentos teóricos para o surgimento de propostas inovadoras a partir da utilização de tecnologias voltadas para a educação. Como exemplo, tem-se a abordagem instrucionista, influenciada pela corrente behaviorista e a abordagem interacionista, baseada na abordagem construtivista.
Segundo a abordagem instrucionista, o computador é visto como uma máquina de ensinar, em que os alunos passam a seguir uma espécie de tutorial para a resolução de problemas.

O desenvolvimento de softwares, a utilização de diferentes mídias e outras ferramentas com poder de comunicação desafiam os docentes a conceberem uma nova prática pedagógica que melhor trabalhe a construção do conhecimento. A utilização desses softwares educacionais tem uma forte relação com abordagem construtivista, ao preocupar-se com o desenvolvimento da  aprendizagem do aluno e a construção de sua autonomia. Para Piaget, a autonomia resulta de um trabalho de construção cooperativa de regras morais e operatórias  para a manutenção de relações que passam pelo respeito mútuo.

Segundo a abordagem construtivista, é necessário um processo de interação entre os alunos e desses com os professores que, agora, passam a desempenhar novos papéis na construção do processo de ensino e aprendizagem.
O novo papel desempenhado pelo professor é aquele que conhece não somente o funcionamento das ferramentas, mas também, o conhecimento de como integrar o funcionamento dessas tecnologias  a sua prática pedagógica.

A consolidação da cibercultura com a segunda geração da internet (web 2.0) caracteriza-se como hipermidiática ao conjugar em seus conteúdos, recursos de texto, áudio, vídeo, animação. De posse de todos esses recursos, a interatividade é marcada pela velocidade da comunicação no qual, alunos e professores deixam de ser apenas receptores das mensagens e instruções passando também a produzir e desenvolver conteúdos, potencializando assim a criação de uma aprendizagem colaborativa.

A partir das contribuições teóricas de Piaget e da abordagem construtivista, um trabalho direcionado para a utilização de tecnologias na sala de aula, pode fornecer subsídios para o processo de inovação pedagógica a ser construído pelo professor, em conjunto com os alunos de forma colaborativa.





Referências:
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência. São Paulo: Ed 94, 1999.
PRETTO, N. Uma Escola sem/com Futuro: Educação e Multimídia. Campinas, Papirus, 1996.



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