quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Skinner

A concepção behaviorista de Skinner sobre o processo de ensino baseia-se na ênfase do método e na eficácia da estruturação dos recursos externos, como principais promotores da aprendizagem, que decorrem dos esquemas de reforçamento.


O reforço atua como elemento chave no processo de ensino aprendizagem e pode ser qualquer coisa que suscite a resposta desejada.

Nessa lógica, Luna (2002, apud, Nunes e Silveira, 2008) nos coloca que o ensino nessa corrente, é uma ação planejada, a qual depende que o professor organize, avalie e especifique a atividade do aluno.

Teremos,  a partir da ótica de Skinner, um ensino com objetivos e conteúdos da educação programados com as seguintes características:
  • "Estudo por meio de unidades de ensino ou disciplina, avançando por etapas;
  • Organização de sequências de ensino de acordo com as dificuldades surgidas;
  • Manutenção do aluno em permanente atividade;
  • Auto-avaliação do aluno em situações específicas;
  • Feed back dado pelo professor;
  • Ênfase no ensino individualizado e na análise do comportamento do aluno, para identificar o que necessita aprender " (Nunes e Silveira, 2008, p. 41).
Além do ensino-aprendizagem, os autores acima colocam que as teorias comportamentais também tiveram forte influência na formação dos professores promovendo atitudes que perduraram durante muito tempo na ação docente e que põe em xeque a noção de autonomia, liberdade e autodeterminação do sujeito.




Referências: 

Características da pedagogia tradicional. Disponível em: blogtresalunas.blogspot.com Acesso em: 26 fev 2015.

Behaviorista em ação - psicologia clínica e acdêmica. Disponível em: behaviorismoemacao.blogspost.com . Acesso em: 26 fev 2015.

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagemprocessosteorias e contextos. Fortaleza: Liber Livro: 2008. P. 31-42.

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