O processo de ensino aprendizagem na perspectiva de Skinner
A concepção behaviorista de Skinner sobre o processo de ensino baseia-se na ênfase do método e na eficácia da estruturação dos recursos externos, como principais promotores da aprendizagem, que decorrem dos esquemas de reforçamento.
O reforço atua como elemento chave no processo de ensino aprendizagem e pode ser qualquer coisa que suscite a resposta desejada.
Nessa lógica, Luna (2002, apud, Nunes e Silveira, 2008) nos coloca que o ensino nessa corrente, é uma ação planejada, a qual depende que o professor organize, avalie e especifique a atividade do aluno.
Teremos, a partir da ótica de Skinner, um ensino com objetivos e conteúdos da educação programados com as seguintes características:
- "Estudo por meio de unidades de ensino ou disciplina, avançando por etapas;
- Organização de sequências de ensino de acordo com as dificuldades surgidas;
- Manutenção do aluno em permanente atividade;
- Auto-avaliação do aluno em situações específicas;
- Feed back dado pelo professor;
- Ênfase no ensino individualizado e na análise do comportamento do aluno, para identificar o que necessita aprender " (Nunes e Silveira, 2008, p. 41).
Referências:
Características da pedagogia tradicional. Disponível em: blogtresalunas.blogspot.com Acesso em: 26 fev 2015.
Behaviorista em ação - psicologia clínica e acdêmica. Disponível em: behaviorismoemacao.blogspost.com . Acesso em: 26 fev 2015.
NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da aprendizagem: processos. teorias e contextos. Fortaleza: Liber Livro: 2008. P. 31-42.
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