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Burrhus Frederic Skinner |
Em 1926, graduou-se em literatura inglesa e línguas românticas, na Universidade de Nova York, a partir desse momento decidiu ser escritor. Entretanto, depois de ler sobre John B. Watson e Ivan Pavlov, Skinner decidiu transferir seu interesse literário pelas pessoas para um interesse mais científico, e em 1928, resolveu fazer o curso de pós-graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia Experimental, na Universidade de Harvard.
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Skinner aos 24 anos |
Skinner manteve-se produtivo até a morte, aos oitenta e seis anos, trabalhando até o fim com o mesmo entusiasmo com que começara uns sessenta anos antes. Em seus últimos anos de vida, ele construiu, no porão de sua casa, sua própria “caixa de Skinner” – um ambiente controlado que propiciava reforço positivo.
Aos sessenta e oito anos, escreveu um artigo intitulado "Auto-Administração Intelectual na Velhice", citando suas próprias experiências como estudo de caso. Ele mostrava que é necessário que o cérebro trabalhe menos horas a cada dia, com períodos de descanso entre picos de esforço, para a pessoa lidar com a memória que começa a falhar e com a redução das capacidades intelectuais na velhice. Doente terminal com leucemia, apresentou uma comunicação na convenção de 1990 da APA, em Boston, apenas oito dias antes de morrer; nela, ele atacava a psicologia cognitiva.
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Skinner nos últimos anos de vida. |
Dentre as teorias que influenciaram o pensamento de Skinner, destacam-se principalmente dois autores: Ivan Petrovich Pavlov e Jonh B. Watson.
Dentre seus experimentos e invenções destacam-se a caixa de skinner e a máquina de ensinar.
Na noite anterior à sua morte, estava trabalhando em seu artigo final, "Pode a Psicologia ser uma Ciência da Mente?", outra crítica ao movimento cognitivo que pretendia suplantar sua definição de psicologia. Skinner morreu em 18 de Agosto de 1990.
Referências
COSTA, F.G.M.A; Biografia. 2011. Disponível em: <http://psicoskinner.blogspot.com.br/2011/03/biografia_24.html>. Acesso em 26 fev. 2015.
OGASAWARA, J. S. V. Aprendizagem segundo Skinner. In: ______. O Conceito de Aprendizagem de Skinner e Vygotsky: Um Dialógo Possível. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2009, p. 12-13.
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